VOCÊ CONHECE OS



SEUS LIMITES?

VOCÊ SABE QUANDO O ÁLCOOL PODE SER PREJUDICIAL PARA VOCÊ?

QUAIS PREJUíZOS O USO ABUSIVO DE


ÁLCOOL TE TROUXE?

VOCÊ SABE A EXTENSÃO DOS DANOS CAUSADOS A VOCÊ E A QUEM ESTÁ AO SEU LADO?

NÓS PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO!

RAFAEL GONÇALVES

Rafael Gonçalves, idealizador do grupo Masculinities e também mestre em Saúde Pública pela ENPS/Fiocruz é o outro condutor das reflexões dessa vivência

“Pesquisei Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas por dois anos no Distrito Federal, observando a maioria esmagadora de homens em sofrimentos graves por causa dessas substâncias. Mas o que se constata é que, antes do vício, vem o porquê do vício, vêm as exigências da forma de ser e exercer a Masculinidade, e como a em geral os homens são levados a buscar conquistar constantemente essa masculinidade ideal. E a  frustração de não se alcançar esse ideal pode  nos levar a situações de risco muito complicadas”, destacou o doutor Fernando Pessoa.

FERNANDO PESSOA

Psicólogo e doutor em questões de Gênero e saúde mental pela Universidade de São Paulo (USP), Fernando Pessoa é integrante do grupo Masculinities e um dos facilitadores na atividade. Fernando é terapeuta corporal e estudou em seu doutorado as relações entre o uso de álcool e a construção social das Masculinidades.

É para entendermos que horas o álcool é parte da festa, e que horas ele vira o único motivo disfarçado da festa. Aí cada indivíduo pode ter informações para colher sobre si, tanto na dimensão racional, histórica, afetiva e corporal.", alertou Rafael.

rAFAEL GONÇALVES

SAÚDE MENTAL E MASCULINIDADE

Dados apontam o forte impacto  sobre a saude mental e física masculina decorrente do uso de alcool. As maiores diferenças de mortalidade entre homens e mulheres, ocorrem por causas relativas ao uso prejudicial de álcool, que tem desfecho negativos na população masculina, especialmente relacionados às mortes violentas, por doenças do fígado ou por transtornos mentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Homens morrem mais do que as mulheres na maioria das causas de óbitos e em todas as faixas etárias até 80 anos

 

Ministério da Saúde: homens morrem 4 vezes mais por suicídio em comparação às mulheres: Homens apresentaram um risco 3,8 vezes maior de morte por suicídio que mulheres. Entre homens, a taxa de mortalidade por suicídio em 2019 foi de 10,7 por 100 mil, enquanto entre mulheres esse valor foi de 2,9.

INVESTIMENTO

VIVÊNCIA

R$ 161
00
  • DOE PARA QUEM NÃO PODE PAGAR
TEMPO LIMITADO
plugins premium WordPress